- Ano: 2016
Descrição enviada pela equipe de projeto. O município de San Cristobal, em Galápagos, solicitou ao The Scarcity and Creativity Studio a construção de uma estrutura de proteção solar - com duchas incluídas no marco do projeto municipal de reabilitação e construção de novas instalações na praia principal do Porto de Baquerizo Moreno. O projeto foi desenhado e construído em um período de pouco de mais de uma semana. A seguir serão explicadas as razões do breve processo de desenho/construção.
Ao chegar às Ilhas Galápagos e descobrir que o desenho a ser construído havia sido cancelado, a equipe do SCS tinha um financiamento para quatro semanas em Galápagos, mas nenhum projeto. Logo existiu uma vinculação com várias instituições locais a fim de obter uma comissão para desenhar e construir um projeto. Desta iniciativa surgiram quatro possíveis projetos: 1. Uma ponte sobre uma calçada localizada em um novo parque, em construção dentro do município de San Cristóbal. 2. Um edifício posicionado em um terreno alto para aulas de yoga. 3. Uma torre de polícia para vigiar os ladrões de gado. 4. Uma estrutura de proteção solar na Playa Man.
O estúdio SCS decidiu optar pelo projeto de refúgio na Playa Man. Como o tempo de ação tinha uma importante prioridade, SCS organizou um concurso arquitetônico interno de três dias. Começando com projetos individuais e escolhendo as ideias com mais potencial para desenvolver, o projeto definitivo foi finalmente eleito. Como o bambu para o projeto prévio já estava comprado e, este desenho havia sido cancelado, o material foi concebido como o componente principal da construção. O projeto foi construído em duas semanas, muitos dos detalhes previamente desenvolvidos para o projeto cancelado do Centro Scouts foram utilizados. A obra proporciona sombra aos visitantes da Playa Man ao mesmo tempo em que incorpora outros serviços, as três duchas ao ar livre.
O bambu cresce localmente e está pronto para ser utilizado na construção depois de somente quatro anos. Entretanto, em Galápagos, ele é considerado um material de construção para "pessoas de baixo recurso" e, portanto, raramente utilizado. A equipe do SCS se surpreendeu gratamente com os vários elogios pelo uso do bambu, vindos dos habitantes locais. Espera-se que o projeto Playa Man tenha alguma influência na reconsideração deste material forte e sustentável.